quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Vinte e sete de Novembro...

Mês de Novembro, dia 27, iniciamos o Primeiro Domingo do Advento, onde aguardamos a Vinda do Salvador!


Mas, para nós, da Congregação das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, a Alegria é ainda maior; pois celebramos o Dia da Medalha Milagrosa de Nossa Senhora das Graças, a terceira aparição à Santa Catarina Labouré:


As Aparições se deram na Rua Du'Bac 140, em Paris na Casa-Mãe das Filhas da Caridade:


A Primeira Aparição foi no dia 18 para 19 de julho de 1630, das 23 às 24 horas: Catarina foi conduzida por seu Anjo da Guarda à Capela, tudo em caráter de grande festa como numa noite de Natal. Catarina de joelhos e de mãos postas sobre o colo de Nossa Senhora. A mesma lhe confiou várias necessidades da França e do mundo. E Maria pede que Catarina a ajude. Lá se passaram 2 horas e o tempo mais belo de minha vida, relata a vidente:


A Segunda Aparição foi a 27 de novembro do mesmo ano: Estando em Oração, à tarde, a Virgem lhe aparece segurando um Globo e elevando-O ao Céu e fez Catarina entender que representava a França e suas guerras, o mundo, e de modo especial, cada pessoa em particular:


A seguir aparece a Terceira Aparição e Maria pede para cunhar a Medalha que mais tarde o povo a chama de Milagrosa e promete muitas Graças a que a trouxer consigo:


A mesma trouxe muitas curas e conversões!

Assim nos alegramos com todos os Devotos de Nossa Senhora:

Dia 27 dia da Medalha Milagrosa;

28 dia de Santa Catarina Labouré e

29 comemoramos 378 anos de fundação de nossa Congregação; e

Temos como Fundadores:
São Vicente de Paulo e
Santa Luiza de Marillac.

 __ Pedimos Benção de Maria a todos os internautas e sobre as 19.000 Irmãs dos 5 Continentes!












quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O AMOR ACREDITA NO MELHOR






















O Amor tudo Crê, tudo espera - I Cor. 13,7

Nos corredores profundos e secretos do nosso coração, existe uma sala. Ela é chamada Sala da Admiração. É para esta sala que vão os pensamentos quando você se sente deparado(a) com as coisas positivas e encorajadoras de sua convivência. É com freqüência que você gosta de visitar este lugar especial.
Nas paredes estão escritas palavras gentis, frases encorajadoras, gestos amáveis. Elas incluem características como "honestidade" e "inteligência". De fato, quanto mais tempo você passa meditando nesses atributos positivos, mais grato(a) você é pelos que o cercam e mais feliz você é.
Mais adiante, um outro corredor do seu coração, leva à Sala da Depreciação e infelizmente, você visita esta sala também. Nas paredes deste cômodo esta escrito aquilo que o deixa chateando(a) e irritado(a). Essas palavras escritas lá é como resultado de frustrações, sentimentos feridos e expectativas não correspondidas.
Esta sala tem ligação com as fraquezas e falhas das pessoas de sua convivência: Tais como péssimos hábitos, palavras grosseiras, decisões erradas estão escritas em letras grandes que cobrem as paredes de um lado a outro. Se você permanecer por muito tempo, certamente ficará depressivo(a).
O Amor tem conhecimento da Sala de Depreciação e não vive negando sua existência. Mas o Amor escolhe não viver nela. O Amor escolhe o melhor das pessoas. O Amor foca o positivo enquanto for possível.
É preciso desenvolver o hábito de frear seus pensamentos negativos e focar nos atributos positivos das pessoas de sua convivência e você será mais feliz. Pense nisto!


Do livro O Desafio do Amor                                                                                                  

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA


A Vida Religiosa Consagrada (VRC), é Dom do Pai por meio do Espírito à sua Igreja, e constitui elemento decisivo para sua Missão. Reúne homens/discípulos e mulheres/discípulas de Cristo.


A exemplo de Jesus, assumem seu estilo de vida (Vida Consagrada 31) e professam os Conselhos Evangélicos de Castidade, Pobreza e Obediência (Vida segundo o Espírito 102, a 107 Cfr. LG 43, 44; VC 1; DA 216).


Adquirem uma típica e permanente “visibilidade” no meio do mundo. E o olhar dos fiéis é atraído para aquele mistério do Reino de Deus que já atua na história, mas aguarda a sua plena realização nos céus (DA 159, 217; 1VC 1).


No Oriente e no Ocidente, floresceram ao longo dos séculos muitas expressões de vida religiosa, nas quais inúmeras pessoas, renunciando ao mundo se consagraram a Deus, através da profissão pública dos conselhos evangélicos segundo um carisma específico e numa forma estável de vida comum, para um serviço apostólico pluriforme ao Povo de Deus (Cfr. VC 6, 9; CIC 573).


(...) é um testemunho esplêndido, onde se reflete a multiplicidade dos dons-carismas dispensados por Deus aos fundadores e fundadoras que, abertos à ação do Espírito Santo, souberam interpretar os sinais dos tempos e responder, de forma esclarecida, às exigências que sucessivamente iam aparecendo (Cfr. DA 220, VC 9).


Seguindo os passos dos/as fundadores/as muitas outras pessoas procuraram, com a palavra e a ação, encarnar o Evangelho na própria existência, para apresentar aos seus contemporâneos a presença viva de Jesus.

Pe. Odair Miguel dos Santos (cm)

O Consagrado por excelência é o Apóstolo do Pai (VC 9; Fl 2,5-11).


Vida contemplativa - Vida apostólica - Institutos Seculares - Sociedade de Vida Apostólica - Outras novas formas!


A contemplação do Mistério Pascal que conduz à ação concreta, provoca profecia, e a itinerância ao encontro do outro. “Do mesmo mistério, brota a missionariedade”, escrita no coração de toda VC. Missionariedade que é a dimensão qualificativa de toda a vida eclesial; e encontra uma realização específica na vida consagrada (...).


Logo, a VRC é chamada a ser vida missionária, apaixonada pelo anúncio de Jesus – verdade do Pai ... essencialmente profética ... (VC 25; DA 220).


Transformações e grandes desafios que envolvem a humanidade hoje, a Palavra de Deus que nos impele: Avancem! (Ex 14,15). Acolhemos esta Palavra como discípulas e discípulos de Jesus Cristo, na mística da encarnação e no testemunho profético a serviço da vida, especialmente a dos pobres e excluídos, partilhando com espírito missionário as razões de nossa esperança (Horizontes - CRB/N 2008-2010).


A VRC a partir, sobretudo, do Vaticano II, passando por Medelín à Aparecida, voltou e abraçou o que lhe é fundamental. Esta opção a levou traçar uma nova trajetória, especialmente no Brasil, na América Latina e Caribe. Um processo histórico muitas vezes carregado de tensões, de profecia e poesia, ambivalências e tendências. Uma das fontes inspiradoras foi a partir do processo: Retornar às fontes, respingando a memória.


A VC surge na história como alternativa evangélica de vida cristã e, em sua intuição originária, era uma referência à época apostólica onde o seguimento de Jesus estava na raiz da vocação e proclamava o absoluto de Deus, e a missão de estar, como Jesus, inserida no meio do povo.


Uma Vida religiosa de irmãos e irmãs que, pelo seu modo de vida, proclamava a fraternidade Universal a serviço da vida dos pobres, dos doentes, dos órfãos, dos excluídos.


Hoje, contemplando o Mistério do Crucificado, a VRC acampa entre os empobrecidos, excluídos, injustiçados, negados pela história e pela sua inserção. Ela proclama a inclusão de todas as culturas, etnias, crenças e classes sociais. Resgata o rosto de Deus pobre e proclama que sua misericórdia é infinita.

 
Pelo testemunho da sua presença, a VR, torna-se profecia: Nega ou questiona as leis que apenas beneficiam as classes dominantes, engaja-se na reinvidicação por Políticas Públicas e na conquista dos direitos dos pobres. Hoje encontramos uma outra VR sendo escrita: VR como Profecia em forma de lutas nas periferias (Cfr.Algo sobre o que a VRC disse em Aparecida -Convergência - nº 409 - janeiro e fevereiro 2008).


VRC está vivendo uma nova experiência promovendo a intercongregacionalidade, o ecumenismo, o diálogo inter-religioso e inter-cultural o resgate de etnias e culturas foram conquistas, senão exclusivas, mas fortemente impulsionadas pela VRC, especialmente a inserida em meios populares.


É uma travessia que exige da VRC despojamento das certezas e seguranças, para dar lugar ao novo, que deve ser desprovido de interesses e ambições por poder, e ter por único alicerce Deus, que conduziu e continua conduzindo a história até os dias atuais.


É em Cristo Senhor que se devem continuar a rever os religiosos e religiosas de cada época, alimentando na oração uma profunda comunhão de sentimentos com Ele, para que toda a sua vida seja permeada de espírito apostólico, e toda ação apostólica seja repassada de contemplação (Fl 2,5; DA 543; VC 9).


Hoje a VRC é fortemente interpelada, pelo Espírito, a continuar escrevendo a história, nos passos e compassos de Jesus, da Igreja, do povo, construindo o Reino.


Mística
"Uma pequena gota d’água, se lançada em movimento, torna-se força geradora de energia e vitalidade. Associada à Cruz de onde se desprende, fortalece nossa opção para o seguimento radical de Jesus Cristo".


Discípulas e discípulos seus, precisamos da coragem de nos lançarmos e mergulhar em nossas realidades, com renovada força criativa e fiel.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

                                ASSUNÇÃO DE MARIA

           DOGMA DEFINIDO EM 1º DE NOVEMBRO 1950 PELO PAPA PIO XII
          __ COM MUITA ALEGRIA PODEMOS DIZER QUE:

      JESUS É A FLOR, MARIA É O VASO;
     
JESUS É A ÁGUA, MARIA É A FONTE;
 
JESUS É O FRUTO, MARIA É A ÁRVORE;
 
     JESUS É O BRILHO, MARIA É O ASTRO;
 
    JESUS É O CAMINHO, MARIA É A SETA;
 
    JESUS É A COR, MARIA É A FLOR!


PADROEIRA DE NOSSA ARQUIDIOCESE DE MARINGÁ: MARIA NÃO É MAIS QUE JESUS, MAS É MÃE DE DEUS.

       __ DEUS ABENÇOE A VOCÊ QUE ESTA LENDO ESTA MENSAGEM!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

VIDA CONSAGRADA - Uma Opção de Amor

08min.8seg

"Tudo o que fizerdes ao menor de meus irmãos é a mim mesmo que o fazeis" Mateus 25, 10


Em Maringá Irmã Vergínia Folador (FCSVP) verginiafolador@yahoo.com.br (44) 3265-4577 (Núcleo Social Papa João XXIII) e 9956-5694
Participe do Serviço de Animação Vocacional Vicentino!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Viva como as Flores!

 Pergunta um discípulo ao seu mestre:

__ Mestre, algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes; algumas são indiferentes; sinto ódio das que são mentirosas; sofro com as que caluniam... Como faço para não me aborrecer?

__Viva, pois, como as Flores! Adverte o mestre.

__Como é viver como as flores? Indaga o discípulo.

__ Repare nestas Flores, aponta o mestre para os lírios que cresciam no jardim. Elas nascem no esterco, entretanto são Puras, Perfumadas. Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o Frescor de suas pétalas.
__ É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é Sábio permitir que os vícios dos outros o importunem.
__ Os defeitos deles são deles e não seus. Se não são seus, não há razão para aborrecimento. Exercite, pois, a Virtude de rejeitar todo o mal que vem de fora - ISSO É VIVER COMO AS FLORES!

"Examine tudo, fique com o que é bom e evitem todo o tipo de mal" (I Tessalonicenses 5, 21)

TUDO PODE, MAS NEM TUDO CONVÉM!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Selo da Campanha


A Caridade de Jesus Cristo crucificado que anima e inflama o coração da Filha da Caridade, impele-a a correr ao serviço de todas as misérias.



domingo, 10 de julho de 2011

Teste se sua idade corresponde com a da Certidão de Nascimento

Descubra quantos anos você realmente tem ou apresenta ter! Muito bom este Teste elaborado pela Unimed. Diz até o que você está fazendo de errado. Click no link, não é vírus! Tem que ligar o som e responda CORRETAMENTE as Perguntas, disponha de um tempo de calma e de reflexão antes de iniciar:

http://www.idadeinterior.com.br/


"Cuidar da própria SAÚDE é um dever e uma obrigação de que prestaremos contas ao nosso Criador!"

Excelente Teste para você e divulgue-o para que outros possam melhorar a sua Vida! Seja Feliz - Irmã Vergínia.

Como envelhecer sem ficar velho

__ Eu indico este Vídeo sobre Saúde para desmistificar muitos equívocos que existem entre nós! É uma entrevista com um Médico que dura aproximadamente 30 minutos! Não deixe de fazer seu Comentário. Excelente Saúde para todos(as):

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Deus criou os Amigos

    Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho.
    Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas, outras vemos apenas entre um passo e outro.
    A todas elas chamamos de amigo. Mas há vários tipos de amigos.
    Talvez cada folha de uma árvore caracteriza um deles.
    O primeiro que nasce do broto é o amigo Pai e o amigo Mãe. Mostram o que é ter vida.
     Depois vem o amigo Irmão, com quem dividimos o nosso espaço para que ele floresça com nós. Passamos a conhecer toda a família de folhas, a qual respeitamos  e desejamos o bem.
    Mas o destino nos apresenta outros amigos, os quais não saberíamos que iam cruzar nossos caminhos. Muitos desses denominamos amigos do peito, do coração. São sinceros, verdadeiros; sabem quando estamos bem, e o que nos faz feliz...
    Mas há aqueles amigos por um tempo, como férias, ocasiões... Estes costumam colocar muitos sorrisos em nossa face quando estão por perto. Há aqueles distantes que ficam nas pontas dos galhos, mas quando o vento sopra, sempre aparecem entre uma folha e outra trazendo sempre uma presença de alegria, de Deus.
    Algumas nascem num outro verão e outras permanecem por muitas estações. Mas o que nos deixam felizes é que as que caíram continuam por perto, alimentando a raiz de nossa alegria.
    Desejo a todos vocês, folhas da minha árvore, Paz, Amor, Saúde, Sucesso, Prosperidade... Hoje e sempre.
    Simplesmente porque, cada pessoa que passa em nossa vida é única; e sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós. Esta é nossa responsabilidade de nossa vida; e prova quase evidente que duas almas não se encontram por acaso.
     A Amizade é fruto do AMOR DE DEUS.
     Deus é a autor desta grande obra que se chama AMIZADE.

sábado, 11 de junho de 2011

Saber acolher

SABER ACOLHER O OUTRO É DAR SENTIDO À VIDA!
CONSIDERANDO QUE A ACOLHIDA É O PRIMEIRO SINAL DA PRESENÇA DE CRISTO, POIS FOI ELE QUE PRIMEIRO NOS ACOLHEU EM SEU AMOR.
OS GESTOS DE ACOLHIDA DEVEM EXPRESSAR GENEROSIDADE E SINCERIDADE PARA COM QUEM ESTAMOS NOS RELACIONANDO.
ESTA FLOR É PARA TODOS OS QUE ACOLHEM A MINHA MENSAGEM E PEÇO QUE DEUS CUBRA DE MUITA LUZ.
ACOLHAMOS OS OUTROS COMO DEUS NOS ACOLHE E SEREMOS SEMPRE ABENÇOADOS.
FELIZ DIA DE PENTECOSTES!
QUE OS DONS E FRUTOS NOS AJUDEM  A SERMOS ACOLHEDORES!  

quarta-feira, 8 de junho de 2011

O Perdão é um Presente de Deus e Cura das Emoções

Aceitar e compreender que somos todos imperfeitos, alguns mais e outros menos. Que temos forças e fraquezas, pontos opostos de consistência e inconsistência; é o primeiro passo para prosseguir no crescimento. A seguir, é preciso acolher a própria História tal qual como ela é: admitindo os erros e as falhas. Por fim, liberar-se das emoções negativas - travas do perdão. Este restabelece, reunifica, facilita os relacionamentos, trazendo uma nova comunhão das pessoas entre si, consigo mesmas e com Deus. Assim, aceitando e aprendendo a conviver com as nossas qualidades e defeitos. A experiência do perdão deve ser plena e significativa, envolvendo coração, mente e vontade. O Perdão é gesto gratuito, humilde, sincero. É uma escolha, um aprendizado. Todos podem aprender a perdoar! O aprendizado do Perdão ajuda a nos libertar das amarras do passado, permite-nos viver com mais alegria o presente e a projetar positivamente o futuro. Causa verdadeiros milagres e transformações. O perdão nos permite renascer. Perdoar é divino, por isso, é difícil, e exige determinação para bem evoluir. Alguns estudos científicos revelam que o perdão eleva a autoconfiança, reduz a depressão, diminui o estresse, melhora a conecção espiritual, eleva o emocional, melhora o bem-estar físico e mental. Sendo assim, quem não perdoa, está prejudicando a própria saúde. Perdoe e evolua. Perdoe e viva feliz.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Bem-vindo(a) à Sociedade de São Vicente de Paulo

      Nossa história de amor aos pobres é antiga, caminha para o segundo século de existência. Um jovem francês, cheio de amor pelo Evangelho e pela Igreja, provocado por um crítico de nossa Igreja, decidiu-se por socorrer os mais carentes de sua época.

     A sua frase “Vamos aos pobres” ecoa até nossos dias, e hoje no Brasil já somos mais de duzentos e cinqüenta mil homens, mulheres, crianças, jovens e adultos que abraçaram esta causa tão nobre que tem suas raízes no coração do próprio Deus, conforme nos diz a Sagrada Escritura: “Eu vi a aflição de meu povo..., e conheço seus sofrimentos..., e desci para libertá-los”. (Ex 3, 7-8).

     Somos conhecidos como VICENTINOS porque nossos fundadores escolheram como patrono São Vicente de Paulo. Santo este que se entregou ao serviço dos pobres e também se fez pobre.

     Somos cristãos-católicos, fiéis à nossa Igreja Santa, Católica, Apostólica Romana e tudo o que nela existe reconhecido pelo magistério oficial.

     Nosso carisma, vocação, espiritualidade, é o exercício de procurar ver Jesus Cristo na pessoa dos pobres (toda vez que fizerdes isto a um destes pequeninos é a mim que o fizestes – Mt 25,40), e servindo aos pobres, estamos servindo a Cristo.

     Há muito o que fazer pelos que mais precisam e você é nosso convidado especial a também ser um vicentino, é convidado a ter a honra de ter a oportunidade de poder ser útil aos que mais precisam.

     Bem-vindo à nossa família, a família vicentina; Bem-vindo à fantástica aventura cristã do amor aos pobres. Eles são nossos irmãos!

“Nossa intenção foi iniciar e manter entre os cristãos um movimento animado pela caridade e, depois, ajustar as obras de justiça a uma assistência que honrasse o assistido, sem humilhá-lo; que levasse o homem para o alto; que se ocupasse de sua alma, de sua educação religiosa, moral, política, de tudo que o libertasse dos sofrimentos e de uma parte de suas necessidades; enfim, prover uma assistência que se ocupasse de tudo aquilo que pudesse fazer o homem livre e torná-lo grande perante Deus”.
                         (Frederico Ozanam)



                                                         _ Assistencial
Vivenciar a prática da Caridade        _ Promocional
                                                         _ Libertadora

Vicentino é aquele que tem a Oração como Vida e o sopro que anima as suas Obras.


CNB
ECAFO – Escola de Caridade Antônio Frederico Ozanam
                                                     5

Chamado Vocacional