segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Bem-vindo(a) à Sociedade de São Vicente de Paulo

      Nossa história de amor aos pobres é antiga, caminha para o segundo século de existência. Um jovem francês, cheio de amor pelo Evangelho e pela Igreja, provocado por um crítico de nossa Igreja, decidiu-se por socorrer os mais carentes de sua época.

     A sua frase “Vamos aos pobres” ecoa até nossos dias, e hoje no Brasil já somos mais de duzentos e cinqüenta mil homens, mulheres, crianças, jovens e adultos que abraçaram esta causa tão nobre que tem suas raízes no coração do próprio Deus, conforme nos diz a Sagrada Escritura: “Eu vi a aflição de meu povo..., e conheço seus sofrimentos..., e desci para libertá-los”. (Ex 3, 7-8).

     Somos conhecidos como VICENTINOS porque nossos fundadores escolheram como patrono São Vicente de Paulo. Santo este que se entregou ao serviço dos pobres e também se fez pobre.

     Somos cristãos-católicos, fiéis à nossa Igreja Santa, Católica, Apostólica Romana e tudo o que nela existe reconhecido pelo magistério oficial.

     Nosso carisma, vocação, espiritualidade, é o exercício de procurar ver Jesus Cristo na pessoa dos pobres (toda vez que fizerdes isto a um destes pequeninos é a mim que o fizestes – Mt 25,40), e servindo aos pobres, estamos servindo a Cristo.

     Há muito o que fazer pelos que mais precisam e você é nosso convidado especial a também ser um vicentino, é convidado a ter a honra de ter a oportunidade de poder ser útil aos que mais precisam.

     Bem-vindo à nossa família, a família vicentina; Bem-vindo à fantástica aventura cristã do amor aos pobres. Eles são nossos irmãos!

“Nossa intenção foi iniciar e manter entre os cristãos um movimento animado pela caridade e, depois, ajustar as obras de justiça a uma assistência que honrasse o assistido, sem humilhá-lo; que levasse o homem para o alto; que se ocupasse de sua alma, de sua educação religiosa, moral, política, de tudo que o libertasse dos sofrimentos e de uma parte de suas necessidades; enfim, prover uma assistência que se ocupasse de tudo aquilo que pudesse fazer o homem livre e torná-lo grande perante Deus”.
                         (Frederico Ozanam)



                                                         _ Assistencial
Vivenciar a prática da Caridade        _ Promocional
                                                         _ Libertadora

Vicentino é aquele que tem a Oração como Vida e o sopro que anima as suas Obras.


CNB
ECAFO – Escola de Caridade Antônio Frederico Ozanam
                                                     5

Nenhum comentário:

Postar um comentário